i-ii | Editorial |
1-9 | 1. Quem sabe, sabe? Concepções e abordagens de professores do ensino médio sobre drogas Professores e ideias sobre drogas |
Castro, Teodoro, Castro, Sciensa | |
UNESP |
RESUMO
O uso e abuso de drogas psicotrópicas é responsável por inúmeros prejuízos na saúde pública, principalmente entre os jovens. Considera-se a escola uma instituição importante no oferecimento de programas de prevenção e, portanto, é fundamental que os professores estejam preparados para abordar este assunto com os alunos. Objetivo: avaliar as concepções e a abordagem de professores do Ensino Médio de escolas públicas da microrregião de Pires do Rio, sudeste goiano, sobre o tema drogas. Método: elaborou-se um questionário investigativo que foi aplicado a 64 professores de escolas públicas situadas em 10 municípios da região. Resultados: a maioria dos docentes afirmou ter abordado o tema com os estudantes por meio de projetos e/ou atividades interdisciplinares, porém de modo informal e pouco planejado; embora tenham feito cursos sobre o assunto consideram-se despreparados para abordá-lo; utilizam a internet como principal fonte de informações; consideram que as drogas lícitas são tão perigosas quanto às ilícitas e que o uso é ocasionado por múltiplos fatores. Conclusões: há que se oferecer melhores programas de formação sobre o tema; um mapa de sítios qualificados para pesquisa e maior aprofundamento na abordagem de redução de danos, além de uma reflexão profunda sobre as mazelas da cultura contemporânea.
Palavras-chave: Drogas, ensino médio, professores, abordagens.
ABSTRACT
The use and abuse of psychotropic drugs is responsible for numerous public health losses, especially among young people. Schools are considered important institutions in the provision of prevention programs and, therefore, it is essential that teachers are prepared to address this issue with students. Objective: to evaluate the conceptions and approaches on drugs of high school teachers from public schools in the Pires do Rio micro-region, Brazil. Method: an investigative questionnaire was elaborated that was applied to 64 teachers of public schools located in 10 municipalities of the region. Results: most teachers stated that they've approached the subject with students through interdisciplinary projects and / or activities, but in an informal and unplanned way; although they have taken courses on the subject they consider themselves unprepared to approach it; also, most of them use the internet as the main source of information; they consider that licit drugs are as dangerous as illicit drugs and that the use is caused by multiple factors. Conclusions: better training programs should be offered on the subject; a map of qualified sites for research and further deepening in the approach of harm reduction, as well as a deep reflection on the misfortunes of contemporary culture.
Keywords: Drugs, high school, teachers, approaches .
RESUMEN
El uso y abuso de drogas psicotrópicas es responsable de numerosas pérdidas de salud pública, especialmente entre los jóvenes. Las escuelas son consideradas instituciones importantes en la provisión de programas de prevención y, por lo tanto, es esencial que los maestros estén preparados para abordar este problema con los estudiantes. Objetivo: evaluar las concepciones y enfoques sobre las drogas de los maestros de secundaria de escuelas públicas en la microrregión de Pires do Rio, Brasil. Método: se elaboró un cuestionario de investigación que se aplicó a 64 maestros de escuelas públicas ubicadas en 10 municipios de la región. Resultados: la mayoría de los maestros declararon que habían abordado la materia con los estudiantes a través de proyectos y / o actividades interdisciplinarios, pero de una manera informal y no planificada; aunque han tomado cursos sobre el tema, se consideran desprevenidos para abordarlo; Además, la mayoría de ellos utiliza Internet como la principal fuente de información; consideran que las drogas lícitas son tan peligrosas como las ilícitas y que el uso es causado por múltiples factores. Conclusiones: deberían ofrecerse mejores programas de capacitación sobre el tema; un mapa de sitios calificados para la investigación y una mayor profundización en el enfoque de reducción de daños, así como una profunda reflexión sobre las desgracias de la cultura contemporánea.
Palabras clave: Drogas, escuela secundaria, profesores, enfoques .
10-18 | 2. Fenomenologia, Vulnerabilidade e Prevenção Primária ao uso nocivo de drogas |
Marcelo Sodelli | |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
RESUMO
O presente artigo tem o objetivo de apresentar a noção de vulnerabilidade e os possíveis desdobramentos práticos para a área de prevenção ao uso de risco e dependência de drogas. Para tanto, buscamos na perspectiva da fenomenologia-existencial a sustentação teórica que, ao entender o Ser Humano por meio do sentido ontológico da sua existência, revela sua inesgotável vulnerabilidade. Por fim, discute como a noção de vulnerabilidade pode abrir uma nova perspectiva preventiva na escola por meio das ações redutoras de vulnerabilidade.
Palavras-chave: prevenção, drogas, vulnerabilidade, fenomenologia.
ABSTRACT
The present article aims to develop the notion of vulnerability and the possible conceptual developments for the area of prevention to the abuse of drug. For this, we seek from the perspective of existential phenomenology the theoretical support that, in understanding the Human Being through the ontological sense of its existence, reveals its inexhaustible vulnerability. Finally, it discusses how the notion of vulnerability can open a new preventive perspective in the school through actions that reduce vulnerability.
Keywords: prevention, drugs, vulnerability, phenomenology.
RESUMEN
El presente artículo tiene como objetivo desarrollar la noción de vulnerabilidad y los posibles desdoblamientos conceptuales para el área de prevención al uso de riesgo y dependencia de drogas. Para ello, buscamos en la perspectiva de la fenomenología-existencial la sustentación teórica que, al entender el Ser Humano por medio del sentido ontológico de su existencia, revela su inagotable vulnerabilidad. Por último, discute cómo la noción de vulnerabilidad puede abrir una nueva perspectiva preventiva en la escuela a través de las acciones reductoras de vulnerabilidad.
Palabras clave: prevención, drogas, vulnerabilidad, fenomenología .
19-25 | 3. Entre el aula y el diván; Una mirada exploratoria a la influencia del psicoanálisis en la educación latinoamericana |
Polanco-Carrasco1, Asenjo2 | |
1Panamerican Journal of Neuropsychology, 2Universidad Santo Tomáso |
RESUMO
Sigmund Freud, pai da psicanálise, no início de seus postulados aponta que a educação é impossível. Não a caricatura popular da educação reduzida e limitada ao nível do processo de ensino-aprendizagem, mas além, à educação social que o ser humano recebe. A psicanálise, apesar do pensamento de seu criador - também modificado posteriormente - tem sido capaz de fornecer ferramentas concretas para as ciências da educação, através do reconhecimento de algo fundamental: o domínio dos impulsos em um sujeito. O presente texto procura fornecer um olhar introdutório à psicanálise, sua posição em relação à educação na passagem do pessimismo ao otimismo no assunto, mostrando que ao integrar as características individuais - como é uma corrente que vê o caso caso, e a aderência aos incultos e imutáveis que o sujeito enraizou em sua constituição, é alcançada, apesar dos obstáculos, para se obter uma aprendizagem significativa que persista ao longo de sua vida.
Palavras-chave: reflexão, psicanálise, educação, Freud.
ABSTRACT
Sigmund Freud, father of psychoanalysis, at the beginning of his postulates points out that education is impossible. Not the popular caricaturization of education reduced and limited to the level of teaching-learning process, but beyond, to the social education that the human being receives. Psychoanalysis, despite the thought of its creator - also modified later - has been able to provide concrete tools for the sciences of education, through the recognition of something fundamental: the domain of impulses in a subject. The present text seeks to provide an introductory look at psychoanalysis, its position regarding education in the step from pessimism to optimism in the subject, showing that by integrating individual characteristics -as it is a current that sees the case to case-, and the adherence to the uneducable and unchangeable that the subject has ingrained in his constitution, is achieved, despite the obstacles, to obtain a meaningful learning which persists throughout his life.
Keywords: reflection, psychoanalysis, education, Freud.
RESUMEN
Sigmund Freud, padre del psicoanálisis, al inicio de sus postulados nos señala que la educación es imposible. No la caricaturización popular de la educación reducida y limitada al nivel de proceso enseñanza-aprendizaje, sino más allá, a la educación social que recibe el ser humano. El psicoanálisis, pese al pensamiento de su creador -también modificado posteriormente-, ha sido capaz de aportar herramientas concretas para las ciencias de la educación, mediante el reconocimiento de algo fundamental: el dominio de los impulsos en un sujeto. El presente texto busca aportar una mirada introductoria sobre el psicoanálisis, su postura respecto a la educación en el paso desde el pesimismo hasta el optimismo en la temática, mostrando que mediante la integración de las características individuales -pues es una corriente que ve el caso a caso-, y la adhesión de lo ineducable e inmodificable que trae arraigado el sujeto en su constitución, se logra, pese a los obstáculos, obtener un aprendizaje significativo el cual persiste durante toda su vida.
Palabras clave: reflexión, psicoanálisis, educación, Freud.
26-35 | 4. Competência Digital e Necessidades de Formação em TIC para o Ensino: Professores do Ensino Secundário de São Vicente |
Celeste da Paz | |
Universidade do Mindelo, Cabo Verde |
RESUMO
A complexidade inerente à sociedade global atual coloca novas exigências e desafios importantes à educação que se concretizam em desafios concretos para a escola e para os professores. Face aos objetivos da investigação desenvolvida interessa evidenciar as Competências Digital e Necessidades de Formação em TIC para o Ensino e particularmente aos professores das escolas secundárias de São Vicente, bem como mostrar as necessidades de formação em TIC. Os desafios que se colocam às escolas, apesar de não serem alvo de uma exposição detalhada, não são, no entanto, negligenciados dada a importância que é atribuída ao contexto onde os professores exercem a sua atividade profissional. A metodologia de qualquer estudo de investigação deve ser definida com base nas questões que se pretendem investigar, na medida em que são estas que determinam o quadro conceptual e a metodologia a seguir. Desta forma, esta investigação pode ser passível de classificar como descritivo onde a recolha de dados baseou-se na investigação documental, bibliográficas, decretos, programas, websites e aplicação de um questionário por forma a entender os desafios que são colocados aos professores e tecer algumas considerações acerca dos pressupostos que podem sustentar a gestão desses desafios com sucesso.
Palavras-chave: Competência Digital, Formação de professor em TIC, TIC na Educação, Necessidades de Formação em TIC.
ABSTRACT
The inherent complexity of the current global society places new demands and important challenges to education that materializes in concrete challenges for the school and for the teachers. In view of the objectives of the research, it is important to highlight the Digital Competences and ICT Training needs for Teaching, particularly the teachers of secondary schools in Sao Vicente, as well as to show the ICT training needs. The challenges schools deal with, despite not being the subject of detailed exposition, are not neglected, due to the importance given to the context in which teachers carry out their professional activity. The methodology of any research study should be defined on the basis of the questions that are intended to be investigated, as they determine the conceptual framework and methodology to be followed. Thus, this research can classify as descriptive, where data collection was based on documentary research, bibliographies, decrees, programs, websites and application of a questionnaire in order to understand the challenges that are posed to teachers and to weave some considerations about the assumptions that can successfully support the management of these challenges.
Keywords: Digital Competence, Teacher Training in ICT, ICT in Education, ICT Training Needs.
RESUMEN
La complejidad inherente en la sociedad global de hoy impone nuevas demandas y desafíos importantes a la educación que se concretan en desafíos concretos para la escuela y para los maestros. En vista de los objetivos de la investigación, es importante resaltar las Competencias digitales y las necesidades de capacitación en TIC para la enseñanza y, en particular, los docentes de escuelas secundarias en São Vicente, así como mostrar las necesidades de capacitación en TIC. Sin embargo, los desafíos a los que se enfrentan las escuelas, aunque no son objeto de una exposición detallada, no se descuidan, dada la importancia dada al contexto en el que los docentes realizan su actividad profesional. La metodología de cualquier estudio de investigación debe definirse sobre la base de los temas a investigar, ya que determinan el marco conceptual y la metodología a seguir. De esta manera, esta investigación puede clasificarse como descriptiva cuando la recopilación de datos se basó en investigaciones documentales, bibliografías, decretos, programas, sitios web y la aplicación de un cuestionario para comprender los desafíos que se plantean a los docentes y tejer algunos Suposiciones que pueden apoyar con éxito la gestión de estos desafíos.
Palabras clave: prevención, drogas, vulnerabilidad, fenomenología.
36-46 | 5. Avaliação Neuropsicológica – Transtorno de Personalidade Borderline com Comportamento de Automutilação |
Silva, Maia | |
Universidade da Beira Interior, Portugal |
RESUMO
A perturbação do Transtorno da Personalidade Borderline (TPB) é uma perturbação que se caracteriza pela delimitação do estado-limite, onde o paciente navega constantemente entre os campos da neurose e da psicose, apresentando manifestação repetitivas de ansiedades crônicas, fobias, obsessões, compulsões, sintomas de conversão bizarra, dissociações, hipocondria, tendência sexuais perversas, tendências constantes a impulsividade, uso abusivo de drogas, álcool e medicação, labilidade emocional, grandes necessidades de exibicionismo, sentimentos crônicos de vazio, dificuldades de desvinculações, dificuldades de sustentação de vínculos, comportamentos auto lesivos, dentro outros (Pereira, 1999). É importante recolher dados da história de vida do paciente e dos comportamentos atuais repetitivos que são apresentados. Os primeiros sintomas potenciais emergem normalmente na adolescência e no início da fase vida adulta, repercutindo assim por toda a vida, os diagnósticos são mais comuns após os 17 anos de idade (APA, 2014). Os sintomas tendem a diminuir quando ocorre tratamento adequado, com acompanhamento contínuo médico, psicológico e medicamentoso. A importância por parte da avaliação neuropsicológica está associada ao estudo aprofundado das funções cognitivas, das funções emocionais e comportamentais que são apresentadas por esses sujeitos, permitindo assim tratamentos e acompanhamentos adequados. A neuropsicologia pode fazer a utilização de vários testes, o profissional é quem decide quais os mais pertinentes e adequados para cada caso, no entanto, a avaliação não se baseia apenas em testes, cabendo ao profissional buscar outras técnicas de intervenção pertinentes ao diagnóstico (Pastore, Lisboa, 2014). Ao longo do processo, é importante que a família se faça presente, junto o desenvolvimento do trabalho para observação das melhorias e dos comportamentos persistentes que acompanham o paciente.
Palavras-chave: Adolescentes, Adultos, Transtorno, Personalidade Borderline, Impulsividade, Comportamento Auto Lesivo.
ABSTRACT
The disturbance of Borderline Personality Disorder (BPD) is a disorder characterized by the delimitation of the state limit where the patient navigate constantly between the fields of neurosis and psychosis, with repetitive manifestation of chronic anxieties, phobias, obsessions, compulsions, symptoms of bizarre conversion, dissociation, hypochondriasis, perverse sexual tendency, constant tendency to impulsivity, drug abuse, alcohol and medication, emotional lability, great needs of exhibitionism, chronic feelings of emptiness, difficulties layoff, links support difficulties, self-injurious behaviors, in others (Pereira, 1999). It is important to collect data from the patient's life history and the current repetitive behaviors that are presented. The first potential symptoms usually emerge in adolescence and early adulthood phase, thus impacting for life, diagnoses are more common after the age of 20 (APA, 2014). Symptoms tend to decrease when appropriate treatment occurs, with continuous medical, psychological and drug monitoring. The importance of neuropsychological assessment is associated with the in-depth study of the cognitive functions, emotional and behavioral functions that are presented by these subjects, thus allowing appropriate treatments and follow-up. Neuropsychology can make use of several tests, the professional is the one who decides what the most relevant and appropriate for each case, however, the assessment is not based solely on testing, health professionals should seek other relevant intervention techniques to the diagnosis (Pastore, Lisbon, 2014). Throughout the process, it is important for the family to be present, along with the development of the work to observe the improvements and the persistent behaviors that accompany the patient.
Keywords: Adolescents, Adults, Disorder, Borderline Personality, Impulsiveness, Auto Lesivo Behavior.
RESUMEN
El trastorno de trastorno de personalidad limítrofe (DBP) es un trastorno caracterizado por la delimitación del estado límite, donde el paciente navega constantemente entre los campos de neurosis y psicosis, presentando manifestaciones repetitivas de ansiedades crónicas, fobias, obsesiones, compulsiones. síntomas de conversión extraña, disociaciones, hipocondrias, tendencia sexual perversa, tendencias constantes a la impulsividad, uso abusivo de drogas, alcohol y medicación, labilidad emocional, grandes necesidades de exhibicionismo, sentimientos crónicos de vacío, dificultades de desapego, Conductas autolesivas, en otros (Pereira, 1999). Es importante recopilar datos de la historia de vida del paciente y los comportamientos repetitivos actuales que se presentan. Los primeros síntomas potenciales usualmente surgen en la adolescencia y en la vida adulta temprana, lo que afecta a lo largo de la vida; los diagnósticos son más comunes después de los 17 años (APA, 2014). Los síntomas tienden a disminuir cuando se produce el tratamiento adecuado, con un control médico, psicológico y farmacológico continuo. La importancia de la evaluación neuropsicológica está asociada con el estudio en profundidad de las funciones cognitivas, las funciones emocionales y de comportamiento que presentan estos sujetos, lo que permite tratamientos y seguimientos adecuados. La neuropsicología puede hacer uso de varias pruebas, el profesional es el que decide cuáles son las más pertinentes y adecuadas para cada caso. Sin embargo, la evaluación no solo se basa en las pruebas, sino que también depende del profesional buscar otras técnicas de intervención pertinentes para el diagnóstico (Pastore , Lisboa, 2014). A lo largo del proceso, es importante que la familia esté presente, junto con el desarrollo del trabajo para observar las mejoras y los comportamientos persistentes que acompañan al paciente.
Palabras clave: adolescentes, adultos, trastorno, personalidad limítrofe, impulsividad, comportamiento autolesivo.
47-54 | 6. Functional Movement Screen®: Estudo comparativo entre géneros |
Teixeira, Paulo, Marinho, Lucas, Serrano, Petrica & Duarte-Mendes | |
Instituto Politécnico de Castelo Branco-Escola Superior de Educação, Portugal |
RESUMO
O objetivo deste estudo foi avaliar e comparar os padrões de movimento funcionais entre géneros utilizando o Functional Movement Screen® (FMS®). Selecionaram-se 191 sujeitos aptos à realização dos testes do FMS®, sendo 133 do género masculino (22.22 ± 7.9 anos) e 58 do género feminino (19.12 ± 5.1 anos). Cada movimento (Deep Squat, Hurdle Step, Inline Lunge, Shoulder Mobility, Active Straight Leg Raise, Trunk Push Up, Rotary Stability) foi executado e avaliado três vezes numa escala de 0 a 3. O score total e parcial foram considerados para análise, e comparações entre géneros foram realizadas. Não se detetaram diferenças significativas no Score Total. Sujeitos do género feminino pontuaram significativamente mais baixo no Trunk Push Up (p < 0.001 , d = -1.48). Os sujeitos do género masculino pontuaram significativamente mais baixo no Shoulder Mobility Direito (p < 0.05 , d = -0.33) e Esquerdo (p < 0.05 , d = -0.37), e Active Straight Leg Raise Direito (p < 0.05 , d = -1.38). Os resultados sugerem que sujeitos do género feminino têm défices em tarefas que envolvem estabilidade no tronco. Além disso, sujeitos do género masculino aparentam ter limitações em tarefas que envolvem mobilidade do ombro e perna. Os profissionais do desporto devem considerar as diferenças dos padrões de movimento funcionais entre géneros que contribuem para a necessidade da intervenção individualizada.
Palavras-chave: FMS®, avaliação funcional, disfunção de movimento, diferenças entre géneros.
ABSTRACT
The aim of this study was to evaluate and compare functional movement patterns between gender using Functional Movement Screen® (FMS®). The sample comprised 191 subjects capable of performing FMS® tests, being 133 male (22.22 ± 7.9 years old) and 58 female (19.12 ± 5.1 years old). Subjects performed each movement (Deep Squat, Hurdle Step, Inline Lunge, Shoulder Mobility, Active Straight Leg Raise, Trunk Push Up, Rotary Stability) three times, being accessed in a scale of 0 to 3. FMS® composite score and individual test scores were considered for analysis, and comparisons between gender were performed. Concerning Total Score, no significant differences were found between gender. Female subjects scored significantly lower on Trunk Push Up (p = .000 , d = -1.48). Male subjects scored significantly lower on Right Shoulder Mobility (p = .049 , d = -0.33), Left Shoulder Mobility (p = .03 , d = -0.37) and Left Active Straight Leg Raise (p = .005 , d = -1.38). Our results suggest that female subjects have important deficits in tasks involving trunk stability. Moreover, male subjects seem to have relevant handicaps in tasks involving shoulder and leg mobility. Strength and conditioning professionals should be aware of the differences on functional movement patterns between gender which contributes to the need of an individualized intervention.
Keywords: FMS®, functional screening, movement dysfunction, gender differences
RESUMEN
El objetivo de este estudio fue evaluar y comparar los patrones de movimiento funcional entre los géneros utilizando Functional Movement Screen® (FMS®). Un total de 191 sujetos fueron elegibles para realizar las pruebas FMS®, 133 del género masculino (22.22 ± 7.9 años) y 58 del género femenino (19.12 ± 5.1 años). Se realizó y evaluó tres veces en una escala de 0 a 3 cada movimiento (Deep Squat, Inline Lunge, Movilidad del Hombro, Levantamiento de Pierna Recta Activa, Estofado Push Up, Estabilidad de Rotación). Las puntuaciones totales y parciales se consideraron para el análisis. y se realizaron comparaciones de género. No hubo diferencias significativas en la puntuación total. Los sujetos femeninos obtuvieron puntuaciones significativamente más bajas en Trunk Push Up (p <0.001, d = -1.48). Los sujetos masculinos obtuvieron puntuaciones significativamente más bajas en la movilidad del hombro derecho (p <0,05, d = -0,33) e izquierda (p <0,05, d = -0,37), y elevación derecha de la pierna recta derecha (p <0,05, d = - 1.38). Los resultados sugieren que las mujeres tienen deficiencias en tareas relacionadas con la estabilidad en el tronco. Además, los sujetos masculinos parecen tener limitaciones en las tareas relacionadas con la movilidad del hombro y la pierna. Los profesionales del deporte deben considerar las diferencias en los patrones de movimiento funcional entre los géneros que contribuyen a la necesidad de una intervención individualizada.
Palabras clave: FMS®, evaluación funcional, disfunción del movimiento, diferencias de género.
55-63 | 7. O Amor na Poesia de Oswaldo Osório |
Rocha | |
Universidade de Valladolid, Espanha |
RESUMO
Este trabalho visa proporcionar um olhar reflexivo sobre os diversos tipos de amor nas obras de Oswaldo Osório, enquadrando-o no tempo e no espaço do universo literário cabo-verdiano, utilizando os fundamentos teóricos de alguns revisionistas do século vinte tendo como pano de fundo a obra Os Quatro Amores de C. S. Lewis. As quatro palavras gregas, storge, philia, eros e ágape servem de eixos para o nosso estudo, com enfase no erotismo assumido que é dos momentos mais altos da poesia osoriana, à semelhança do sábio Salomão, o poeta associa o amor erótico ao espiritual.
Palavras-chave: amor romântico, literatura cabo-verdiana, periodização, poesia
ABSTRACT
This work aims to provide a reflective look on the various kinds of love in the works of Oswaldo Osório, framing it in time and space of Cape Verdean literary universe, reserving a chapter for the myth of romantic love and the modern revisionists of the twenty century and the book The Four Loves, by C. S. Lewis. The four greek words, storge, philia, eros and agape, are the axes for our study, with emphasis on eroticism assumed as the highest moments of osorian poetry, like the wise Solomon, the poet that associates the erotic love to spiritual.
Keywords: romantic love, Cape Verdean literature, periodization, poetry
RESUMEN
Este trabajo pretende ofrecer una mirada reflexiva sobre los diferentes tipos de amor en las obras de Oswaldo Osório, enmarcando en tiempo y espacio del universo literario de Cabo Verde, utilizando los fundamentos teóricos de algunos revisionistas del siglo veinte e la obra Los Cuatro Amores de C. S. Lewis. Las cuatro palabras griegas storge, philia, eros y agape son ejes para el estudio, con énfasis en el erotismo que se supone que de los más altos momentos de poesía osoriana; como el sabio Salomón, el poeta que asocia el amor erótico com el espiritual.
Palabras clave: amor romántico, poesía, literatura cabo-verdiana, periodización
64-74 | 8. Efectos del Apego, Afecto y Capacidad de recibir Apoyo en la Salud de la Pareja |
Goncen, Aragón | |
Universidad Nacional Autónoma de México |
RESUMO
O casal é uma entidade social cujas interações constituem seu vínculo particular. Esta é definida por, entre outros aspectos, estilo de apego, a convivência entre os seus membros, que é a expressão cenário ideal de afeto e apoio as manifestações que são essenciais para o fortalecimento e permanência no relacionamento. Somado a isso, a interação desses elementos de forma harmônica gerará uma relação que promoverá a saúde de seus membros. Assim, dependendo do estilo de apego, da frequência dos contatos afetivos e da capacidade de receber apoio de cada membro, a saúde será afetada em termos físicos e psicológicos. A partir desta abordagem, os objetivos deste estudo foram: 1) Para examinar as diferenças entre a vinculação, o nível de afeto do outro, a capacidade de receber apoio e de saúde entre homens e mulheres e 2) Para explorar a relação dessas variáveis em membros de casais. Trabalhamos com uma amostra não probabilística de 194 casais heterossexuais mexicanos. Os resultados indicam que as mulheres pontuaram mais do que os homens, sendo aquelas que sentem mais desconforto na presença e proximidade de parte do parceiro, além de estarem mais dispostas a receber conselhos quando enfrentam situações difíceis. Observou-se, ainda, que tanto apego evitativo e ansioso positivamente correlacionada com a medida em que os problemas de saúde posteriores para tarefas físicas e emocionais diárias (papel físico) e atividades sociais (função física e aspectos emocionais) e aumento da dor física e como correlação negativa com o fator Vitalidade. Para os homens, ao expressarem seu afeto, sentirão mais energia e vitalidade. Além disso, quando demonstram uma maior capacidade de receber apoio, são menos afetados pelo papel e pelo papel físico.
Palavras-chave: Apego, afeto, capacidade de receber apoio, saúde, casal
ABSTRACT
The couple is a social entity whose interactions make up their particular bond. This is defined -among other aspects- by the style of attachment, the coexistence among its members that is the ideal scenario for the expression of affectivity as well as the demonstrations of support that are essential for the strengthening and permanence in the relationship. Added to this, the interaction of these elements in a harmonious way will generate a relationship that will promote the health of its members. Thus, depending on the style of attachment, the frequency of affective contacts and the ability to receive support from each member, health will be affected in both physical and psychological terms. From this approach, the objectives of this work were: 1) Examine the differences between attachment, level of affectivity of the other, ability to receive support and health between men and women and 2) Explore the relationship in these variables in the members of couples. We worked with a non-probabilistic sample of 194 Mexican heterosexual couples. The results indicate that women scored higher than men, being those who feel more discomfort in the presence and closeness of part of their partner, they are also more willing to receive advice when facing difficult situations. It was also observed that both the avoidant and the anxious attachment correlate positively with the degree to which the physical and emotional health problems make daily tasks (physical role) and social activities (physical function and emotional role) and the increase in body pain, as well as a negative correlation with the Vitality factor. For men, as they express their affection, they will feel more energy and vitality. In addition, when they demonstrate greater capacity to receive support, they are less affected by the function and physical role.
Keywords: Attachment, Affectivity, Ability to Receive Support, Health, Couple
RESUMEN
La pareja es una entidad social cuyas interacciones conforman su particular vínculo. Éste se ve definido -entre otros aspectos- por el estilo de apego, la convivencia entre sus miembros que es el escenario ideal para la expresión de afectividad así como las demostraciones de apoyo que resultan esenciales para el fortalecimiento y la permanencia en la relación. Aunado a ello, la interacción de estos elementos de manera armoniosa van a generar una relación que propiciará la salud de sus integrantes. Así, dependiendo del estilo de apego, la frecuencia de los contactos afectivos y la capacidad de recibir apoyo de cada miembro, la salud se verá afectada tanto en términos físicos como psicológicos. A partir de este planteamiento, los objetivos de este trabajo fueron: 1) Examinar las diferencias entre el apego, nivel de afectividad del otro, capacidad de recibir apoyo y la salud entre hombres y mujeres y 2) Explorar la relación en dichas variables en los integrantes de las parejas. Se trabajó con una muestra no probabilística de 194 parejas heterosexuales mexicanas. Los resultados indican que las mujeres puntuaron más alto que los hombres, siendo ellas quienes sienten mayor incomodidad ante la presencia y cercanía de parte de su pareja, asimismo están más dispuestas a recibir consejos cuando enfrentan situaciones difíciles. Además se observó que tanto el apego evitante como el ansioso correlacionan positivamente con el grado en que los problemas de salud física y emocional dificultan quehaceres diarios (Rol físico) y actividades sociales (Función física y Rol emocional) y el aumento en dolor corporal, así como una correlación negativa con el factor Vitalidad. Para los hombres, en la medida en que expresen su afecto, sentirán más energía y vitalidad. Además, cuando ellos demuestran mayor capacidad de recibir apoyo, son menos afectados por la función y el rol físico.
Palabras clave: Apego, Afectividad, Capacidad de Recibir Apoyo, Salud, Pareja
75-82 | 9. Intervenção e apoio a famílias de crianças com necessidades educativas especiais. Relato de uma experiência em Cabo Verde |
Correia1, Keong2, Nunes3 | |
1Universidade do Algarve, 2Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, 3Centro de Investigação em Psicologia, Universidade do Algarve |
RESUMO
O presente artigo descreve uma intervenção com famílias de crianças com necessidades educativas especiais. Aplicámos uma adaptação do programa de Formação e Apoio Familiar (FAF), de acordo com as características e necessidades destas famílias. O FAF é um programa de intervenção familiar, desenhado para ser integrado em ações preventivas e formativas, com a finalidade de promover a parentalidade positiva. Utiliza uma metodologia experiencial e participativa. Realizaram-se dez sessões grupais, com uma periodicidade semanal, durante três meses. Nesta aplicação do programa contámos com a participação de nove famílias. Serão discutidos alguns aspetos da implementação desta intervenção, destacando as lições aprendidas a serem consideradas na promoção da parentalidade positiva com estas famílias.
Palavras-chave: apoio social; família; intervenção; necessidades educativas especiais; parentalidade positiva.
ABSTRACT
This article describes an intervention with families of children with special educational needs. We applied an adaptation of Training and Family Support Program (FAF), according to the characteristics and needs of these families. The FAF is a family intervention program, designed to be integrated into preventive and training activities, in order to promote positive parenting. It uses an experiential and participatory methodology. Ten group sessions were held, on a weekly basis for three months. In this application of the program we had the participation of nine families. Some aspects of the implementation of this intervention will be discussed, highlighting the lessons learned to be considered in promoting positive parenting with these families.
Keywords: family; intervention; positive parenting; social support; special educational needs.
RESUMEN
Este artículo describe una intervención con familias de niños con necesidades educativas especiales. Aplicamos una adaptación del Programa de Apoyo y Capacitación Familiar (FAF), de acuerdo con las características y necesidades de estas familias. El FAF es un programa de intervención familiar, diseñado para integrarse en acciones preventivas y formativas, con el fin de promover una crianza positiva. Utiliza una metodología experiencial y participativa. Diez sesiones grupales se llevaron a cabo semanalmente durante tres meses. En esta aplicación del programa contamos con la participación de nueve familias. Se discutirán algunos aspectos de la implementación de esta intervención, destacando las lecciones aprendidas para ser consideradas en la promoción de una crianza positiva con estas familias.
Palabras clave:
Palabras clave: apoyo social; familia intervención; necesidades educativas especiales; crianza positiva.